sábado, 11 de outubro de 2014

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA



12 DE OUTUBRO
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

Padroeira Principal do Brasil

Solenidade


Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a Padroeira do Brasil. A imagem foi encontrada em 1717 por uns pescadores, no rio Paraíba, e a devoção popular surgiu espontaneamente, em função dos favores alcançados por intercessão de Maria Santíssima. A primeira capela é de 1745. Em 1904 a imagem foi coroada solenemente. Recebeu a “Rosa de Ouro” do Papa Paulo VI em 1967, e a nova Basílica foi dedicada por João Paulo II em 4 de julho de 1980.
Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, 
venerada no Mosteiro das Servas da SSma. Trindade - Maceio'


Nesses lugares de oração, a Virgem torna mais fácil e acessível o encontro com o seu Filho. Todo o santuário converte-se em “uma antena permanente da Boa-Nova da Salvação” . João Paulo II, Aos reitores dos santuários, 22-I-1981.


Quantos encontraram ali a paz da alma, a chamada de Deus a uma maior entrega, a cura, o consolo no meio de uma tribulação...! “O que buscavam os antigos romeiros? O que buscam os peregrinos de hoje? Aquilo mesmo que buscavam no dia, mais ou menos remoto, do seu Batismo: a fé e os meios para alimentá-la. Buscam os sacramentos da Igreja, sobretudo a reconciliação com Deus e o alimento eucarístico. E voltam revigorados e agradecidos à Senhora, Mãe de Deus e nossa” Homilia na Basílica nacional de Aparecida, 4-VII-1980;.


“por sua maternal caridade, cuida dos irmãos do seu Filho, que ainda peregrinam rodeados de perigos e dificuldades, até que sejam conduzidos à pátria feliz”. 
Conc. Vat. II, Const. Lumen gentium, 62. 


São Bernardo explica com beleza que a Virgem é oaqueduto que, recebendo a graça da fonte que brota do coração do Pai, no-la distribui. Este fluxo de água celestial desce sobre os homens “não todo de uma vez, mas gota a gota [...] sobre os nossos corações ressequidos” São Bernardo, Homilia na natividade da Bem-aventurada Virgem Maria, 3-5, segundo a nossa necessidade e as nossas disposições para recebê-la.

A Virgem reconforta-nos sempre e está presente quando necessitamos de proteção, pois esta vida é como uma longa navegação em que padecemos ventos e tormentas. Ela é o porto seguro, onde nenhuma nave naufraga São João Damasceno, Homilia na dormição da Bem-aventurada Virgem Maria. 


COMO A PEREGRINAÇÃO da vida prossegue, pois não temos aqui morada permanente, é uma medida de prudência solicitarmos da nossa Mãe do Céu umas “provisões de energia de que possamos valer-nos nas etapas posteriores” .
João Paulo II,Discurso no Santuário de Nossa Senhora de Montserrat, 17-XI-1982; 


Quem pôs a sua esperança em Cristo vive dela, e traz já em si mesmo algo do gozo celestial que o espera, pois a esperança é fonte de alegria e permite suportar com paciência as dificuldades Col 1, 11-24.


“Fui aflita – escreve a Santa – a uma imagem de Nossa Senhora e supliquei-lhe com muitas lágrimas que me servisse de mãe. Penso que esta prece, ainda que feita com simplicidade, me tem valido; pois conhecidamente tenho achado esta Virgem Soberana em tudo aquilo em que me encomendo a Ela, e finalmente me converteu a si”.  Santa Teresa, Vida, 1, 7. 

“Não cesseis, ó Virgem Aparecida, pela vossa mesma presença, de manifestar nesta terra que o Amor é mais forte que a morte, mais poderoso que o pecado! Não cesseis de mostrar-nos Deus, que amou tanto o mundo, a ponto de entregar o seu Filho Unigênito, para que nenhum de nós pereça, mas tenha a vida eterna! Amém!”.  João Paulo II, Dedicação da Basílica nacional de Aparecida, 4-VII-1980.